top of page

Correio eletrónico


Vantagens do correio eletrónico

Rápido e barato; Meio ideal para contato com pessoas as quais são difíceis de se conseguir falar ao telefone ; Sendo escrito, pode compor e rever a mensagem antes de enviá-la; Ideal para comunicações internacionais (despesa, problemas em encontrar os colegas, diferenças de fuso horário); Conveniência e privacidade (você pode escolher a hora e o momento certo para ler); Você pode conferir seu correio eletrónico de qualquer computador no mundo; por exemplo, enquanto está viajando, de um quarto de hotel, do carro, etc.; Pode facilmente incluir tudo ou parte das mensagens recebidas, ou a mensagem que está a responder, inclusive responder ponto por ponto às perguntas, etc.; Possibilidade de enviar a mesma mensagem a um grupo pré-definido de pessoas ; Possibilidade de incluir arquivos, documentos, imagens, dados; As mensagens são facilmente arquivadas e armazenadas em um banco de dados; permite busca através do remetente, data, assunto, e podem ser guardadas em caixas postais individuais; Possibilidade de transferência de outras aplicações diretamente no documento a ser enviado

Desvantagens do correio eletrónico

Nem sempre se fica a saber quando ou se sua mensagem foi lida (alguns programas notificam o remetente quando a correspondência foi aberta); Assuntos confidenciais: Interceptação: pela empresa, hospital, administração universitária, ou por bisbilhoteiros da Web (as mensagens podem ser criptografadas); Difícil de apagar: as mensagens eletrónicas ficam armazenadas em uma variedade de lugares nos discos dos computadores. É difícil apagar completamente e destruí-las; Disfarce: alguém pode se fazer passar por si, enviando uma mensagem em seu nome. Não há assinatura autenticada; Função de encaminhar/reencaminhar: um receptor pode reencaminhar a mensagem de um remetente para um grande número de pessoas; Você pode ficar atolado facilmente (mas você pode filtrar e classificar as mensagens); Um risco para pessoas emocionais de “pavio curto”; se se aborrecer, dispara uma mensagem, o receptor reencaminha-a para 10 outras pessoas, inclusive à pessoa alvo de sua raiva, e sofre as consequências.

O que é o phishing?

Todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet. Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito

Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento e prevenido contra o phishing. Para isso, pode utilizar ferramentas anti-phishing gratuitas ou pagas e filtrar boa parte dessas ameaças. Alguns exemplos de aplicativos com esta finalidade são PhishGuard para o Firefox ou Internet Explorer e WOT para Google Chrome. Além disso, quase todos os antivírus no mercado são capazes de barrar este tipo de fraude.

Como acontece o golpe?

O phishing pode ocorrer de diversas formas. Algumas são bastante simples, como conversas falsas em mensageiros instantâneos e emails que pedem para clicar em links suspeitos. Fora isso, existem páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições. Todas essas maneiras, no entanto, convergem para o mesmo ponto: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas.

Se já ouviu seus amigos reclamarem que receberam emails de um colega pedindo para clicar em determinado link, fique atento. O mesmo pode acontecer consigo. Outros casos comuns são aquelas mensagens “estranhas” que alguns usuários recebem de amigos enquanto conversam no Windows Live Messenger (antigo MSN). O funcionamento é quase igual ao dos emails falsos, e precisa de tentar identificar a linguagem que o seu amigo normalmente usa. Fora isso, o mesmo tipo de fraude pode acontecer também através de SMS.


Posts Recentes
bottom of page